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Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho

Para as empresas demonstrarem que são competitivas no atual contexto do mercado de trabalho, é importante fazer a gestão de todos os tipos de risco para o negócio, sendo a questão da saúde e segurança no trabalho fundamental.

A correta implementação de um Sistema de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho, é a base para uma estratégia eficaz de prevenção de riscos de segurança e saúde no trabalho de uma organização. Um Sistema de Gestão deste tipo favorece o desenvolvimento de ambientes de trabalho seguros para os trabalhadores. Permite ainda à organização identificar e controlar coerentemente os riscos para a segurança e saúde dos seus trabalhadores, reduzindo o número de acidentes e incidentes, assegurando ainda o cumprimento de toda a legislação e normas relacionadas com a segurança e saúde no trabalho, aplicável à organização.

As vantagens da implementação de um Sistemas de Gestão da Segurança e Saúde no Trabalho são:

  • Identificar e integrar a prevenção dos riscos laborais em todos os níveis da organização;

  • Melhorar a imagem da organização perante os clientes, fornecedores, entidades governamentais e perante a comunidade em geral;

  • Permitir o acesso a novos clientes, com níveis de exigência mais elevados;

  • Reduzir o número de acidentes, através da implementação de processos de trabalho, padronizados e cumpridores dos requisitos legais;

  • Reduzir o tempo de inatividade e os custos relacionados com acidentes e incidentes

  • Promover a correta implementação dos requisitos legais e normativos;

  • Demonstrar aos trabalhadores o compromisso da organização com a saúde e segurança no trabalho;

  • Promover e melhorar continuamente a segurança e saúde no trabalho, dentro da organização.

Em Março de 2018 foi publicada a ISO 45001, a norma que regulamenta a implementação de Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho e marca um passo significativo no esforço geral de melhorar as normas de saúde e segurança no trabalho a nível mundial.

A ISO 45001 substitui a norma OHSAS 18001 tornando-se a norma internacional principal para os Sistemas de Gestão de Segurança e Saúde no Trabalho.

As organizações certificadas pela OHSAS 18001, têm três anos, a partir da publicação formal para transitarem os sistemas implementados para os requisitos definidos pela norma ISO 45001.

Apesar de a ISO 45001 constituir uma norma totalmente nova, as suas bases estão definidas na  OHSAS 18001. As empresas que já dispõem de um sistema de gestão implementado com base na OHSAS 18001, terão um processo de transição mais simples para a ISO 45001, do que as organizações que começam do zero.

A implementação e certificação pela ISO 45001 representa uma vantagem na medida em que:

  • Aumentar a produtividade, através da redução do nível de absentismo, provocado por doenças profissionais e acidentes de trabalho;

  • Reduzir custos, diretos e indiretos, relacionados com incidentes e acidentes;

  • Promover uma cultura de prevenção de acidentes e doenças profissionais;

  • Garantir o cumprimento legal, evitando a aplicação de coimas;

  • Destacar-se da concorrência, devido à postura adotada pela organização num tema tão importante como a segurança e saúde dos seus colaboradores e parceiros de negócio;

  • Promover a melhoria das condições de saúde e segurança para os trabalhadores, diminuindo a rotatividade de pessoal.

A Silent Dimension apoia os seus clientes na definição e implementação de um Sistema de Gestão de Segurança e Saúde. Este apoio poderá ser realizado de forma presencial ou online, consoante as necessidades do cliente. Dispomos também de soluções para realização de auditorias internas e apoio nas auditorias de certificação.