315.jpg

Sistemas de Gestão Ambiental

Cada vez mais, clientes, consumidores e investidores demonstram um cuidado e preocupação com a responsabilidade ambiental relativamente aos produtos e serviços prestados. O mercado espera que as empresas cumpram as normas ambientais e demonstrem o seu compromisso com o meio ambiente em todas as ações que desenvolvem. No entanto, estas exigências podem ser aproveitadas como uma oportunidade para as organizações eliminarem resíduos, riscos e custos desnecessários, ao mesmo tempo que reforçam os seus valores quanto à proteção do meio ambiente.

O objetivo de proteger o ambiente pode ser concretizado e evidenciado através da implementação de um sistema de gestão ambiental, cujo objetivo é sistematizar o cumprimento legal e a melhoria contínua das organizações nesta área.

Estas medidas, para além de afirmarem a sua responsabilidade social, permitem ainda em diversas situações uma redução efetiva de custos. Desta forma evita também, através do cumprimento legal, eventuais coimas avultadas.

As vantagens da implementação de um Sistema de Gestão Ambiental são várias, nomeadamente:

  • Garantir o cumprimento legal, evitando desta forma, penalidades ou coimas;

  • Melhorar a imagem da organização, pois os consumidores preferem produtos amigos do ambiente  e o mercado reconhece e valoriza organizações ambientalmente corretas;

  • Aumentar a  competitividade, uma vez que o compromisso ambiental é prática básica no comércio internacional e os consumidores mais influentes começam a exigir critérios ambientais;

  • Reduzir os custos, devido à minimização dos desperdícios de matéria-prima e redução de consumos energéticos;

  • Promover a melhoria do desempenho ambiental dos fornecedores pela sua integração no sistema de negócio da organização.

A ISO 14001:2015 é a norma que define os requisitos para a gestão dos aspetos ambientais das atividades do negócio, tendo em consideração a proteção ambiental, prevenção da poluição, cumprimento legal e necessidades socio-económicas.

  

A certificação ISO 14001:2015 permite às empresas demonstrar o seu compromisso com a proteção do meio ambiente, reforçando a sua imagem institucional e acompanhando a constante evolução do mercado.

A Silent Dimension apoia os clientes na definição e implementação dos sistemas de gestão ambiental, participando ativamente em todas as fases do mesmo, na procura de soluções energicamente mais eficazes e com menor impacte no ambiente. Realizamos auditorias internas e prestamos todo o apoio durante e após a auditoria de certificação.