
Sistemas de Gestão da Qualidade
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Em qualquer ramo de atividade, a qualidade é um conceito subjetivo que está relacionado diretamente com a perceção de cada indivíduo. Uma análise atenta ao conceito permite-nos perceber que existem diversos fatores a influenciar diretamente a definição de qualidade, como a cultura, o tipo de produto ou serviço prestado, as necessidades e expectativas dos consumidores.
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Num mercado cada vez mais competitivo e seletivo, cada vez menos se admitem erros da não qualidade.
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Embora existam muitas definições, assumimos que a qualidade é definida como um grau de satisfação de requisitos, filtrado por um conjunto de características intrínsecas de determinado produto ou serviço.
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É neste contexto de necessidades e expectativas que surge o Sistema de Gestão da Qualidade. O Sistema de Gestão de Qualidade é uma ferramenta que introduz conceitos como o controlo e a uniformização dos processos, permitindo ainda a avaliação da eficácia das ações tomadas, com foco na satisfação do cliente e tendo sempre como objetivo, a melhoria contínua.
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A implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade constitui ainda na maioria das atividades um ato voluntário, constituindo uma manifestação direta da preocupação da organização num aumento de eficácia e eficiência dos seus processos.
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As vantagens da implementação de um Sistema de Gestão da Qualidade numa organização são:
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Organização e melhoria da eficiência organizacional
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Melhoria da execução, coordenação e da produtividade
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Maior concentração nos objetivos da organização e nas expectativas dos clientes
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Obtenção e manutenção da qualidade do produto, a fim de satisfazer as necessidades, explícitas e implícitas, dos clientes
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Comunicação interna e externa, além da sistematização de tarefas e procedimentos
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Avaliação e melhoria constante das competências dos funcionários e, em consequência, da própria empresa
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Demonstração aos clientes e potenciais clientes da capacidade da organização
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Abertura de novas oportunidades no mercado ou manutenção da quota de mercado
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Possibilidade de obtenção de uma certificação com visibilidade externa e reconhecimento interno e externo
A norma NP EN ISO 9001 é a mais utilizada pelas empresas, para implementação dos requisitos de um Sistema de Gestão da Qualidade. Depois de implementado o Sistema de acordo com a norma em vigor, as empresas podem optar ou não pela certificação do mesmo.
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A certificação surge como um reconhecimento externo e isento, das boas práticas existentes na organização, levando ao acesso de mercados cada vez mais exigentes ou à resposta a concursos públicos.
A certificação ISO 9001 ajuda as organizações a desenvolver e melhorar o desempenho, demonstrando altos níveis de qualidade. A certificação ocorre após uma conclusão bem-sucedida de uma auditoria da norma ISO 9001 e permite à organização:
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Operar com mais eficiência
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Cumprir requisitos legais e regulamentares
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Alcançar novos mercados
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Identificar e solucionar riscos
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A Silent Dimension presta apoio na definição e implementação do Sistema de Gestão da Qualidade, de acordo com as necessidades específicas de cada cliente, realiza auditorias internas e presta todo o apoio junto da entidade certificadora, durante e após a realização da auditoria de certificação.
A auditoria de certificação é realizada por uma entidade acreditada para o efeito. A nossa empresa pode apoiar também no processo de consulta e seleção da entidade certificadora.